Você já pensou em abrir a sua própria Franquia? Cuidados com as armadilhas

Muitas vezes, a vontade e ansiedade, de finalmente conseguir o seu negócio próprio e ganhar dinheiro, podem acabar fechando os seus olhos para os perigos e armadilhas que são famosos por pegarem empreendedores e franqueadores de primeira viagem despercebidos.

A realização de ser o seu próprio chefe e não ter mais que se relatar à superiores, acabam fazendo muitos profissionais mudarem o curso de suas carreiras. Com isso, muitos optam pela compra de uma franquia, sendo que, para seguir essa escolha, é necessário ter alguns cuidados, principalmente quando a ideia é de um negócio lucrativo e duradouro. Com isso em mente, é bom ir se preparando para arregaçar as mangas e suar a camisa.

Pensando em Abrir a sua própria Franquia

O profissional que deseja seguir este caminho deve ficar atento a essas 5 armadilhas que mais atrapalham na hora de subir os degraus do sucesso.

1- Nunca compre uma Franquia do seu gosto para um terceiro administrar

Isso é mais comum do que muitos pensam. Familiares presentearem outros membros da família com uma franquia, apesar de ser um ótimo presente, na maioria das vezes, o resultado é negativo, principalmente em um cenário onde o profissional responsável pela administração da Franquia não estiver apto à administra-la. Para evitar cair nessa armadilha, é importante ter conversas esclarecedoras e não forçar o outro a aceitar o trabalho. A ajuda de um profissional para traçar o perfil de quem conduzirá a franquia é sempre muito bem-vindo.

Leia: 11 maneiras de ganhar dinheiro na internet.

2- Mantenha as relações com atuais e ex-franqueados

Um dos piores erros que o empreendedor pode fazer, é deixar de buscar informações valiosas para o estudo do mercado em relação à sua franquia. Digo isso pois a COF (Circular de Oferta de Franquia) possui uma rica lista de ex-franqueados das redes. Logo, fica muito fácil fazer uma pesquisa, consultar e entender os pontos negativos e positivos da franqueadora. Tão importante quanto isso, é consultar os franqueados atuais que poderão esclarecer dúvidas quanto ao cotidiano do trabalho.

3- Nunca firme acordos verbais

Planejamento e Pesquisa

Não existe muito mistério, é de conhecimento geral que acordos só podem ser validados perante justiça, quando constado em contrato. Logo, não adianta tentar buscar na justiça promessas e acordos verbais que não foram devidamente assinados pelas duas partes. Fique atento e sempre exija todo o combinado especificado em contrato no processo de seleção.

4- Cuidados com os franqueados não associados à entidade representativa

Cuidado na hora da escolha, opte por uma franqueadora que seja associada à Entidade Representativa ABF (Sociedade Brasileira de Franchising). Ser associado significa que, no momento da filiação, a empresa forneceu documentos que mostram que ela pratica o Franchising de acordo com a legislação.

5- Consulte a franqueadora quando for mudar padrões da rede

Ser um franqueado não é uma tarefa fácil, por isso, nem todos têm facilidade em se adequar ao novo estilo de trabalho e gerencia. A inadimplência do franqueado e a mudança nos padrões são uns dos principais problemas das redes; para sobreviver as novas regras é necessário se readequar, mas, se não conseguir, isto pode ser um sinal de que uma franquia não seja a opção mais adequada para você.

Conheça A máquina de vendas online 

Você Poderá Rir de suas Preocupações  Financeiras Em 2017 Se Seguir Esses Simples Passos!

Site 100% Seguro

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!