Como usar a internet a favor da sua empresa?

A internet veio para revolucionar o mundo dos negócios e trazer possibilidades de aumentar as vendas e de posicionar uma marca no mercado. Mas, apesar dessa ferramenta já estar disponível há alguns anos, existem donos de empresas que sentem frio na barriga ao escutar termos como "marketing digital", por exemplo. Isso é compreensível, especialmente quando estamos falando de organizações mais tradicionais e antigas.

Por mais complexo que o universo online pareça, existem meios simples e interativos de usar a internet a favor do seu negócio e eles não irão exigir tantos custos quanto você imagina. E neste artigo iremos explicar como usá-los e como aplicá-los no seu dia-a-dia. Acompanhe!

 

O estudo de mercado

como estudar o mercado para crescer sua empresa

 

Como em qualquer estratégia de marketing, é preciso que seja feito um estudo de mercado, antes de mais nada. Esse é o passo inicial para qualquer propaganda, seja ela nos meios tradicionais - como rádio e TV - ou pela Internet. Para utilizar essa ferramenta a seu favor, é essencial conhecer seu público, ou seja, sua persona. Para quem a sua marca fala e quem tem mais interesse nos seus produtos? Saber essas informações será imprescindível para que sua empresa saiba onde irá gastar mais tempo, energia e dinheiro.

O mundo digital tem inúmeras plataformas disponíveis e é impossível trabalhar todas ao mesmo tempo - a não ser que sua organização seja enorme e conte com uma equipe específica para isso. Mas, para empresas comuns, a melhor estratégia é definir onde haverá mais foco, escolhendo o canal ideal.

 

Os canais de comunicação disponíveis

canais de comunicação para sua empresa

 

 

Como dissemos, há um número enorme de canais de comunicação disponíveis na Internet, e a grande maioria deles é gratuito ou requer um investimento baixo. A grande sacana é que, para que eles deem resultado, o investimento precisa ser no conteúdo. O marketing digital não é como o tradicional, onde uma grande quantidade de dinheiro é o fundamental para que a propaganda seja vista em horários nobres, por exemplo. No ambiente online, o foco está na forma como a mensagem está sendo passada e o investimento é em quem irá escrever, publicar e conversar com seu potencial cliente - o seu lead. Vamos aos canais mais comuns que podem ser usados a seu favor:

 

- Redes sociais: As redes sociais são cada vez mais usadas e ter uma presença marcante nelas é fundamental para que sua marca seja lembrada. O acesso à elas é gratuito mas, como dissemos, o investimento maior será no conteúdo compartilhado. Sabendo para quem sua marca fala, será mais fácil entender qual a linguagem utilizar nos posts.

 

- Blog: O blog muitas vezes é subestimado por quem está iniciando no mundo digital. Mas, engana-se quem pensa que as pessoas não leem conteúdos escritos ou que eles não gerem resultados. Os blogs são fundamentais para vendas ou para manter seu cliente sempre ativo. Além disso, uma boa redação traz autoridade e, por consequência, fidelidade, pois seus compradores se sentirão seguros com a marca. Porém, é preciso ficar atento: o conteúdo deve ser de interesse do seu público, não da sua empresa. Um exemplo prático: vamos supor que um advogado trabalhista crie um blog. Ele deve compartilhar com seus possíveis clientes artigos relevantes e de fácil entendimento, não conteúdos que apenas os colegas da área compreendam.

 

Usando a tecnologia a seu favor

 

Além da importância dos conteúdos e dos clientes, há muito mais que a internet pode fazer a seu favor. Podemos citar o uso de armazenamento na nuvem e o sistema ERP online. Entenda o que eles podem fazer pela sua empresa:

 

- Armazenamento na nuvem: Um termo que tem ficado cada vez mais conhecido é o armazenamento de dados na nuvem. Exatamente como o nome sugere, trata-se de uma forma de armazenar seus dados online. Esta é uma forma de fazer com que eles fiquem seguros e que não seja preciso gastar todo o orçamento com compras de máquinas específicas para esta finalidade. Além, claro, de não ter que se preocupar com o backup, já que ele é automático nesse caso.

 

- Gestão empresarial: Softwares de gestão empresarial são fundamentais para organizar relatórios, cadastros de clientes, e controle de vendas em um só lugar. Isso otimiza os processos e mantém a equipe em diálogo.

 

Para ambos os casos, há programas gratuitos ou que tenham um custo-benefícios excelente, pois ajudam a empresa a economizar em outras áreas. Podemos citar como exemplo o Gestão Click, que oferece as duas opções, além de ter planos maleáveis de acordo com a sua necessidade.

 

Veja o Formula negocio online

A máquina de vendas Online

Veja como ganhar dinheiro

[kkstarratings]

Saiba como   " RIR de suas preocupações FINANCEIRAS   "  até 2018. Com esses Simples Passos  

Site 100% Seguro

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!